quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ibogaína

O nome é estranho e lembra droga,correto?? É isso mesmo. Estava assistindo a mais um episodio de Law & Order SVU, e foi citado o nome de hidrocloreto de ibogaína, falavasse da cura de dependencia quimica em apenas uma dose.Fiquei grilada e resolvi pesquisar na net.Achei comentarios e ate uma reportagem da revista Superinteressante.Vamos saber mais... A ibogaína é extraída da casca da raiz da planta Tabernanthe iboga e vem sendo utilizada por muitos anos em tribos do Congo e do Gabão em rituais religiosos, de caça e de iniciação sexual. Em baixas concentrações, os nativos a utilizam como anestésico, remédio para fadiga, tratamento de depressão, picada de cobra, impotência masculina, esterilidade feminina, AIDS e também como estimulante e afrodisíaco. Os curandeiros locais, adeptos de uma religião chamada bouiti, acreditam que ela é eficaz também contra doenças místicas, como a possessão. Quando ingerida em altas quantidades, ela provoca alucinações.
No episodio o viciado tomou uma dose,teve muitos sintomas parecidos com as drogas comuns,porem passado o efeito de 8h ele estava "curado".Enfim, eu fiquei me perguntando o porque da ilegalidade da erva,e divulgaçao: a resposta no proprio episodio estava na cara: a industria farmaceutica lucra muito mais tentando curar dependentes quimicos com tentativas na maioria das vezes sem sucesso.Até eu que sou mais boba! A verdade é que ninguem está realmente preocupado com a cura de ninguem e querem cada vez mais que pessoas fracas,descabeçadas,perdidas,iludidas,e sem instruçao (as vezes), entrem para esse mundo do vicio,tanto de drogas lícitas ou nao.Claro que em dosagens erradas,mal admistradas pode levar ate a morte.Mas os médicos,e estudiosos podem analisar e dosar para um efeito satisfatorio.
Vale a pena pesquisar mais sobre isso... matéria da revista superinteressante na net
Em alguns países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Suíça os tratamentos com ibogaína não são autorizados, mas mesmo assim, têm sido adotados clandestinamente. No Panamá, a instituição liderada por Lotsof cobra 15 mil dólares a dose; na Itália, o custo é de 2.500 dólares, e, nos EUA, o tratamento varia entre 500 e 2.500 dólares. Aqui no Brasil, a aplicação é feita em um hospital, com acompanhamento médico, depois de um período de um mês de preparação terapêutica. O valor cobrado é algo em torno de 7.000 reais.
Em um outra situaçao, um blogueiro diz " Até hoje, conheci quatro pessoas que tomaram a ibogaína, dessas, apenas uma vem se mantendo em abstinência sem ter precisado tomar novas doses, apesar disso, acho que com a progressão dos estudos, e com uma melhor compreensão de seus efeitos no organismo, esta planta pode se tornar uma poderosa arma na luta contra a dependência química"
Eu concordo, estudos devem ser feitos para a soluçao de muitos problemas!!! Mas achei o assunto muito importante,por isso resolvi postar, apesar de precisar se apronfundar mais sobre o mesmo.
beijos

Um comentário: