terça-feira, 26 de abril de 2011

Saiba um pouco mais sobre o Teste do pezinho


É muito importante a mãe estar informada sobre coisas de bebes, hoje eu pesquiso tudo e qualquer duvida sobre qualquer assunto que venha na minha cabeça.Hoje pensei no teste do pezinho e resolvi pesquisar.Até peguei o teste do meu filho que foi feito a quase 4 anos atras.Graças a Deus o resltado foi tudo normal,segundo a pediatra da época, mas naquela epoca eu nem li o exame direito por falta de tempo e informaçao,e acesso a internet!!!
Eu sempre soube da importancia do teste,porem por ingenuidade achei que tanto o publico como o privado eram completos ao que necessitava o recém-nascido,me enganei profundamente o que me deixa passada..porque isso deveria ser direito da criança ter um diagnostico completo assim como ser registrado e ter certidao de nascimento.

TESTE DO PEZINHO- é realizado do 3º ao 7º dia dia de vida,não oferece risco de vida ao recem-nascido,pode ser realizado na maternidade ou hospital do nascimento,ou em clinicas especializadas.Atraves das gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do bebe, é possivel detectar varias doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e congênitas (que se desenvolve no útero), que precisam de tratamento o mais rápido possível para evitar graves sequelas no futuro. Esse teste é gratuito na rede publica de postos de saude, mas sua abrangência e o tipo de doenças a mais incluídas no teste variam de Estado para Estado. Em hospitais e maternidades particulares, ele geralmente é pago.

Aqui nesse site tem definiçoes,duvidas, e algumas explicaçoes sobre o assunto veja aqui
A verdade é que é melhor entao pagar pelo mais completo se possivel ou pagar pelos demais exames.Num site da Unimed Sorocaba eu achei as seguintes variaçoes do teste: Master,Plus,Ampliado,Basico. O Master pode detectar mais de 30 diferentes patologias. Também são oferecidos 4 Exames Opcionais: pesquisa de HIV 1 e 2, pesquisa de deficiência da MCAD, Espectrometria de Massa em Tandem (MS/MS) e pesquisa de Surdez Congênita não Sindrômica, que podem ser agregados ao Teste do Pezinho CTN ou solicitados separadamente.
Agora eu já nao sei se essas divisoes sao encontradas em todos os lugares e com o mesmo nome.o melhor é pesquisar muito antes de fazer.E qualquer duvida perguntar tudo com o pediatra de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário