segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Antitranspirante causa cancer de mama?


Hoje eu recebi um daqueles emails assustadores contanto que os desodorantes antitranspirantes causam cancer.No email dizia que por "não deixa" as axilias eliminarem o suor isso faz com que se acumulem glandulas que podem virar cancer.E que dizem, que a maioria do cancer de mama é encontrado na parte superior da mama(proximo as axilas)
Verdade ou não o email dizia pra pelo menos quando estiver em casa,ou dormindo, usar apenas agua e sabao nas axilias deixando-as "respirar".Vale a dica.E procurando na net achei receitas caseiras de desodorante..bem no site pesquisado garante a mesma eficacia do desodorante sem os males,porem eu nao tenho coragem de sair por ai correndo o risco de cheirar mal em pleno calor do RJ...mas quem quiser testar...quem sabe não nasce uma nova marca de desodorante famoso??Lá vai:

Receita 1.
Ingredientes-

1 / 4 xícara de bicarbonato de sódio
1 / 4 xícara de pó de araruta (pode substituir por polvilho doce)
4 colheres de sopa de óleo de coco
10 gota de óleo essencial de grapefruit (pode substituir por outro)
Uma lata ou frasco com tampa
  • Como fazer
Em uma tigela, misture os ingredientes secos, depois adicione os óleos gradualmente até ficar em uma consistência que você goste,vá mexendo com um garfo. Armazenar em recipiente fechado a temperatura ambiente. (Se a mistura parece muito mole, tente refrigeração por um pouco para firmar)
Para se utilizar, pegue um pouco com o dedo, segure-o contra a pele durante alguns segundos para que ele derrete um pouco, em seguida, esfregue.
A receita acima deve durar 4 ou 5 meses,porém um frasco de óleo de coco é estável por dois anos, quem sabe ? Tente usar qualquer cheiro de óleo essencial que você goste, mas escolha algo que cheira bem misturado com óleo de coco, o coco contribui perfume também.
Notas: Nos comentários a mãe da dona do blog diz que a receita é ótima e que funciona melhor que o desodorante comum, diz também que conhece uma receita sem o óleo essencial, porém adverte que o óleo essencial possui excelentes propriedades anti-bacterianas. Ela também avisa que podemos ficar tranquilas que não iremos ficar "cheirando um coco ambulate"(kkkk- tá bem, ela não diz com essas palavras, mas quer dizer isso).
A "mama" também alega que pode substituir a araruta em pó por amido de milho ( a sugestão de polvilho doce é minha), mas não sabe se funciona realmente.Fala que nunca teve nenhuma roupa manchada por este desodorante, pois o óleo é bem absorvido pela pele.
Uma pessoa dos comentários sugeriu adicionar vitamina E, eu acho uma boa e vai misturar já que ela geralmente é vendida em ampolas de óleo. Todo mundo elogiou nos comentários, muita gente já conhecia e usava a receita.
FONTE: http://de-casa-nova.blogspot.com
******************
Receita 2:
Desodorante:
Aprenda a fazer seu próprio desodorante – é fácil e barato! E funciona tão bem ou melhor do que aquele que vai encontrar por aí. Anote aí a receita: Para 150ml (compre uma garrafinha de desodorante daquelas de borrifar em farmácias de manipulação): Use duas colheres de chá de bicarbonato de sódio, adicione 75% restante do frasco com álcool (idealmente de grãos) e complete-o com água (mineral, não de bica). Para dar um cheirinho bom, adicione algumas gotas de uma essência de seu gosto (experimente sândalo!). Fonte: www.pandavas.org.br


Bem, eu ja tinha ouvido falar desse "mito", inclusive assunto de consultorio ginecologico.mas achei esse site que confirma que isso é mentira:


Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama
Mito
De forma alguma. Esse é um boato que circula na internet, mas nada tem de verdadeira. Na axila nem existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.
A mastologista Fabiana Makdissi, do Hospital A C Camargo, em São Paulo, arrisca uma explicação para a origem desse embuste:
“O uso de alguns produtos pode provocar o entupimento de folículos nas axilas, causando pequenas inflamações totalmente benignas”, afirma.
“Aí, algumas pessoas confundem essas lesões com os nódulos do tumor de mama. Mas trata-se de duas coisas distintas”, conclui a especialista.

A verdade é que ninguem (homens e mulheres) deve se descuidar da saude,muito menos do exame das mamas.Há poucos casos de homens com cancer de mama mas nao é impossivel...Exames em dia,menos desodorantes, e vida melhor para todos!!!! Valeu......

Um comentário:

  1. Eu realmente não passo desodorante pra dormir exatamente pra axila respirar um pouco.rsrs
    Mas não acredito nisso, se não tds nós estaríamos com câncer...

    ResponderExcluir