sábado, 22 de agosto de 2015

Passar ou não passar, eis a questão!



Nos tempos de hoje, em que a luz está absurdamente cara a cada dia(e ainda estamos no inverno), juntamente com a vontade imensa de andar pelado só para não ter que usar roupas, lavá-las e o pior de tudo PASSAR....Eu  pensei que por um momento teria que comprar o antigo ferro de passar da época da minha avó:



Desvaneios a parte, para não me aborrecer mais com as roupas que se acumulam a cada dia...(e olha que ultimamente nao tenho muitas roupas, e parei de passar as minhas faz tempo...somente passo as do meu filho e marido), eu decidi simplesmente nao passar mais roupa!!! Simples!
Pra que estressar né??? Daí fui procurar umas dicas para salvar mais umas horinhas da minha vida corrida.... Vamos a elas:

  1. Tudo começa na hora de lavar a roupa: Se colocar muitas roupas na máquina elas vão ficar torcidas, coloque a quantidade indicada sempre.
  2. Na hora de pendurar as roupas se você tiver espaço, uma ótima dica é colocar as camisetas e camisas em cabides, assim elas não vão deformar, e além de secar + rápido vão ficar menos amassadas.
  3. Vocês se lembram da sacudida que a vovó sempre dá nas roupas antes de colocá-las no varal ? Pois é, isso não é besteira de vó não! É a voz da experiência a “socudida” ajuda a tirar boa parte do amassado de suas roupas.
  4. Ao recolher as roupas, dobre logo que recolher e separe as que necessitam ser passadas e as que já podem ser guardadas, assim fica mais fácil na hora de passar.
  5. Se você tirar as roupas do varal logo que elas secaram, na hora de passar vai ficar bem mais fácil! E se puder e tiver uma rotina de passar roupas (tipo todo domingo), tire a roupa ainda ligeiramente úmida (não pode ser molhada). Isso vai facilitar e ainda economizar energia, pois a roupa vai passar mais rápido.
  6. Outra forma de economizar energia, caso você não tenha aquelas mantas de passar roupa, é colocar um pedaço de papel alumínio e sobre ele o pano que irá utilizar para passar. O papel alumínio vai ajudar a manter a temperatura e você não vai precisar ficar virando a roupa.
  7. Mas se você faz como eu, que nunca passo a roupa na hora que recolhe, utilize um borrifador com água e um pouco de amaciante. Basta dar uma “borrifadinha” nas roupas e passar(a dica é antiga mas sempre ajuda).
  8. Se você estiver em uma viagem, a dica é pendurar a roupa em um cabide e na hora de tomar banho deixe ela no banheiro pendurada. O vapor do chuveiro vai desamassar bem sua roupa.
  9. Para roupas difíceis de passar, borrife um pouco de água na roupa seca, enrole e coloque em um saquinho bem fechado e deixe a roupa na geladeira (não no freezer), por pelo menos 1 hora, na hora de passar acredite vai ficar bem mais fácil.
  10. A camisa social é a peça considerada mais complicada de ser passada. A ordem correta para passar a camisa e deixá-la impecável, é começar deixando o colarinho reto, sem dobrar. Em seguida passe os punhos, mangas, parte frontal. Passe por último a parte das costas, finalize dobrando o colarinho e pendure a camisa imediatamente no cabide.
Essas dicas eu peguei do site www.receitasminuto.com

Outras dicas muito boas:  
1.) Escolha roupas que não precisam ser passadas: O trabalho todo começa na loja.
2.) Atençao às roupas pesadas: Evite lavar roupas pesadas, como jeans, com roupas mais leves, evitando que o peso amarrote mais a roupa.Ou então coloque as roupas na maquina de acordo com o peso- pesadas no fundo da maquina, e as mais leves por cima.
3.) Use um bom amaciante: Alem de deixar um cheirinho de "olha que trabalho bem feito", o amaciante ajuda a deixar as roupas mais lisas. Vinagre e alcool tambem são boas opçoes, assim como aquelas bolinhas que a gente dá para os cachorros,sabe? 
4.)Pendure assim que lavar: Quanto menos amarrotar a roupa, melhor.  
5.) Sacuda a roupa antes de pendurar: Aqui é o macete-mor da operaçao. Aquela batida na roupa, aquela esticadinha na hora de pendurar fazem toda a diferença. Faça o teste- pendure uma peça sem sacudir e outra semelhante com direito a sacudidas e esticadas.E lembre-se que é tudo para evitar aquela tarefa deliciosa.... PASSAR ROUPA!
6.) Pregadores por favor: Pendure sempre a roupa esticada e pelas pontinhas, de preferencia em cima de costuras. Assim voce evita marcas de pregador. Se a peça for de linha ou canelada, esqueça o pregador, para evitar que ela esgarce.
7.) Secou, dobrou: Recolha e dobre a roupa assim que ela estiver seca. Se estiver um pouco umida, a peça pode ficar com aquele cheiro de cachorro molhado. Se secar demais, a peça fica dificil de dobrar. Mas daí é só borrifar uma mistura de uma parte de amaciante, 2 partes de alcool e seis partes de água.
8.) Cabide no varal: Camisas e camisetas podem secar diretamente nos cabides, menos um trabalho e mais espaço no varal.
9.) Gravidade ao seu favor: Deixe a parte mais pesada das roupas para baixo, para que o peso da peça a deixe mais esticada. Calças, por exemplo devem ser penduradas pelas pernas, não pelo cós.
Essas dicas eu retirei do site www.diiirce.com.br

Se ainda estiver amarrotada, bora colocar uma musica e encarar o danado do ferro....  :(  buá e faça a misturinha indicada.

Aqui tem mais dicas legais algumas repetidas, mas vamos colocar em pratica!! pelo amor de Deus, e com o tempinho que sobrar, faça uma receita nova, malhe em casa com esses videos interessantes do youtube, vá o cinema...enfim....a lista é grande de coisas uteis e prazerosas que podemos fazer!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário