quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30 de Janeiro - Dia do Quadrinho Nacional

Ola Galerinha!!!

Hoje, dia 30 de janeiro, é comemorado do dia do quadrinho nacional, instituído pela Assossiação dos Quadrinhistas de São Paulo em 1985. Nesta data em 1869, foi publicada "As aventuras de Nhô Quim", de Ângelo Agostini considerado pioneiro no país. Porém, foi com Mauricio de Souza e sua Turma da Mônica criada em 1963, que fez a maioria do leitor brasileiro se interessar por quadrinhos. Desde 1963, Mônica e sua turminha teve o traço bem alterado... Conforme veremos nas fotos seguintes, no inicio ela tinha uma cara bem carrancuda, e feia na minha opinião. A Mônica, é brava sim, mas é criança e passa uma leveza hoje em dia se é que pode se dizer assim.




 Mônica, surgiu com mais fios de cabelos, olhos menores e pés calçados, mas os dentões, vestido vermelho e o coelho são marcas que duram até hoje. O coelho ganharia o nome de Sansão anos depois.










Na versão seguinte, ela perde os sapatos, ganha o branco dos olhos e o formato da cabeça fica mais parecido com o atual.








Na terceira versão, traz o traço da personagem com um corpo mais esguio e pernas mais "cheinhas"










Assim como outros personagens de Mauricio de Souza, na década de 70, também passou por uma fase de bochechas pontudas, e  nessa época ela perdeu o ar carrancudo.










Na versão atual, mais sorridente e arredondada, assim como o coelho também.








Nascido em 1960, Cebolinha é um personagem baseado num menino que Mauricio  conheceu em Mogi das Cruzes(SP),que trocava o "R" pelo "L" quando falava. Assim como a Mônica, ele também já teve mais fios de cabelo.

 Cascão, nasceu em 1961 baseado das próprias recordações de infância do próprio Mauricio, que temia a aceitação do personagem por ter mania de sujeira, mas sua popularidade só cresceu com o tempo.

Também criado em 1961, Chico Bento teve como modelo o tio-avô de Mauricio, sobre quem ele ouvia muitas historias contadas da avó. No inicio ele era comprido e com mais detalhes na roupa.
Jotalhão foi criado em 1962, o fofo elefantinho, logo foi usado em anúncios de tv e embalagem de diverso produtos, como a marca Cica.


 Assim como Mônica, Magali também é baseada em uma filha do Mauricio, que conseguia comer uma melancia inteira quando criança. Mas apesar da gula, também criada em 1963, a personagem era bem magrela e com vestido azul ( que hoje é amarelo).

Horácio apareceu pela primeira vez na tiras de jornal  do personagem Piteco, publicadas no extinto "Diário de São Paulo", depois ganhou espaço próprio nas paginas dominicais do "Folhinha de São Paulo". Durante 30 anos suas histórias foram escritas e desenhadas exclusivamente pelo próprio Mauricio para a "Folha de São Paulo, com redistribuição para diversos outros jornais. Eu sempre adorei o Horácio!!!!!


Abaixo, em sua primeira aparição Monica ja mostrou seu jeito esquentado na tira com Cebolinha:


Espero que vocês tenham gostado dessa curiosidade de hoje, eu adorei saber que a Monica "nasceu" bem feínha....kkkkk por anos na minha infância eu lia os gibis da turminha toda além do Almanaque que tinha histórias e jogos,desenhos e etc.... e como deu trabalho fazer esse post, porque é sempre assim, vivo sem ideia, e quando vejo algo legal nao tenho tempo, e meu filho fica em cima a ponto de apagar tudo que escrevi....aiaiaiai bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário